quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Resultados sobre as atividades que utilizem o cotidiano da criança:


Trabalhando com números no cotidiano das crianças

Trabalhar com números pode ser algo cansativo e monótono para os educandos, por este motivo observamos uma grande necessidade de incluir vivências do dia a dia da criança no trabalho com matemática. Propomos desta forma desenvolver uma atividade com folhetos de supermercado e receitas culinárias para crianças com faixa etária entre sete e oito anos, sendo estas do segundo ano do ensino fundamental.
A primeira atividade foi com folhetos de supermercado pediu-se para a criança se ela sabia o que era aquilo, rapidamente a mesma respondeu que sim e que ia com a mãe ao mercado sempre, quando questionada sobre os valores contidos no folheto se demonstrou surpresa, relatando não saber que se tratava de valor monetário. Fizeram-se algumas perguntas como, por exemplo, se ela sabia que o valor do dinheiro podia ser representado por números, ou algo do gênero, a criança relatou que não, mais que era para as professoras explicarem como fazia para entender, explicou-se breviamente sobre os valores e solicitando-se que a criança recortasse os produtos que eram de seu interesse, após o recorte pediu-se para a aluna qual era o produto mais barato, ela separou todos os produtos que continham o zero na frente, observou o segundo numero e relatou cinco é menor que seis, então 0,59 é menor do que 0,69, quando se deparou com dois valores iguais (0,59) ela relatou as professoras que não notava diferença questionando como se fazia para saber qual era o maior valor. As professoras explicaram que o valor era igual, podendo colocar os dois um após o outro na tabela.
A criança não apresentou dificuldades significativas no trabalho colando corretamente os produtos por ordem crescente de valores na folha de papel.
A segunda atividade foi realizada com receitas culinárias, as professoras solicitaram que a criança escrevesse qual eram suas comidas favoritas, a criança escreveu bolo, sorvete, quirera, sopa, todinho, refrigerante e miojo. Após a atividade de escrita pediu-se a criança qual receita a mesma queria realizar uma vitamina, um bolo de chocolate ou um bolo de cenoura. A mesma relatou com euforia bolo de chocolate, na realização da receita solicitou-se a criança que fizesse as medidas dos ingredientes, como por exemplo, duas xícaras de farinha, duas colheres de fermento, entre outros. A criança não apresentou nenhuma dificuldade em realizar as medidas, após a criança colocar os ingredientes as professoras bateram o bolo e o colocaram para assar. Nesse momento a professora entregou uma atividade com perguntas relacionadas à receita, como por exemplo, quantas xícaras de trigo usaram-se a mais do que de chocolate, a criança mostrou dificuldades em interpretar o que estava escrito, sendo necessário a intervenção das professoras, realizando questionamento a criança era lembrava quantas xícaras foram utilizadas e fez o calculo nos dedos, depois as professoras pediram para que a aluna escrevesse a conta em sua folha, a mesma não demonstrou dificuldades em representar os cálculos.
Após o bolo estar pronto as professoras cortaram o mesmo em seis pedaços, e perguntaram a criança se a mesma quisesse dividir o bolo com uma das professoras sem que sobrasse nenhum pedaço e as duas ficassem com a mesma quantia, como ela faria. A mesma contou as fatias, representou nos dedos, olhou para uma das professoras e disse que dividiria com ela sendo que separou os dedos e disse que cada uma ficaria com três pedaços. Perguntou-se novamente se fossem três pessoas e seis pedaços de bolo com quantos cada um ficaria. A criança contou novamente os pedaços de bolo e observou que na forma o bolo estava dividido duas fatias por coluna e três por linha, sendo que desta forma a mesma observou que aviam três linhas com dois pedaços de bolo, relatando de forma rápida dois pedaços de bolo por pessoa.
Portanto observamos que a criança gostou das atividades, ficando muito empolgada em realiza-las, a mesma demonstrou interesse em aprender o que não sabia, foi participativa e dinâmica. Realizou as contas nos dedos, sendo que se solicitaram cálculos apenas ate o dez.

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