Selecionaram-se duas atividades que utilizem o cotidiano da criança para ensinar-se as operações matemáticas:
Receitas
culinárias:
Fazer
uma tabela com vários tipos de comidas que as crianças gostam depois peça para
que eles escolham a sua preferida.
Após a escolha faça uma receita de bolo (ou outra receita) com as crianças, destacando as medidas colocadas, como por exemplo:
Após a escolha faça uma receita de bolo (ou outra receita) com as crianças, destacando as medidas colocadas, como por exemplo:
·
2 xícaras
(chá) de farinha de trigo
·
2 xícaras
(chá) de açúcar
·
1 xícara
(chá) de chocolate em pó
·
1 xícara
(chá) de leite morno
·
2
colheres (chá) de fermento em pó
·
4
colheres (sopa) de margarina sem sal derretida
·
3 ovos
Após
fazer o bolo peça para que as crianças façam cálculos simples como, por
exemplo, quantas xícaras de trigo usou-se a mais do que de chocolate? Somando
as colheres de fermento e de margarina quantas colheres de ingredientes foi
colocado na receita? Se colocássemos cinco ovos a mais na receita quantos ovos
iriam ser colocados no total?
Pode-se
trabalhar divisão também como, por exemplo, se cortarmos o bolo em oito pedaços
quantos pedaços ficarão para mim e quantos ficaram para você?
Nenhum comentário:
Postar um comentário