Idade
das crianças: 09 anos
Série:
5º Ano (4ª Série)
Perfil
do aluno: Os alunos tem um conhecimento sobre cálculos básicos como subtração,
adição, divisão e multiplicação, já conhecem o ábaco das séries anteriores.
Esperamos dos alunos uma habilidade maior com o ábaco e que eles tenham um
raciocínio lógico diante das perguntas.
Entregaremos
a cada criança um ábaco e veremos a reação dela diante do objeto, após isso
lançaremos os desafios.
1) Qual a utilidade do ábaco? Após responder faça duplas e demonstre a utilização dele nos primórdios, o porquê de este ser tão útil antigamente.
1) Qual a utilidade do ábaco? Após responder faça duplas e demonstre a utilização dele nos primórdios, o porquê de este ser tão útil antigamente.
R: Utilizamos o ábaco para cálculos, foi muito
importante antigamente pela inexistência de calculadoras, se tornando uma forma
rápida de fazer grandes cálculos, como por exemplo, um pastor de ovelhas, para
calcular quantas ovelhas tinha fazia os cálculos com pedras, cada dez ovelhas
contadas passava-se uma pedra de cor diferente para outro circulo. (pode-se
representar através da dinâmica entre as duplas essa contagem).
2) Podemos construir um ábaco com outros objetos? Se sim, de que maneira podemos fazer? Construa o ábaco em duplas, da forma que acharem melhor.
R:
Sim, podemos construir com pedras,
tampas, pais de cor, cordas, copos, entre outros objetos.
Construção do ábaco no chão da
sala de aula com cinco círculos desenhados, utilizaremos as crianças para
representar as pedras, faremos a utilização apenas das unidades e dezenas;
R:
30
4)
Coloque
uma dezena, divida em cinco partes. Quantas unidades ficaram em cada parte?
R: 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário