segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Formação dos Números

       
            Os números eram ensinados através de uma repetição constante, cansativa e monótona, sendo que esta contagem era enfatizada através da memorização. Atualmente se ensina através do cotidiano das crianças e de sua vivência.
Devemos considerar as experiências que as crianças trazem de sua vivência no cotidiano, através de situações problemas. Os educadores ainda encontram dificuldade em sistematizar esse conhecimento, e por isso às crianças vêem os números de duas formas, aqueles “números do mundo real” e os “números da escola”, diferenciando estes, sendo que na verdade ambos deviam ser vistos em conjunto.
As crianças trazem um conhecimento prévio, muitas vezes rico em repertório numérico, que deve ser respeitado e inserido nas aulas pelo professor. Deve-se usar esse conhecimento que as crianças adquirem através da interação com meio social para que ela faça uma comparação entre os “números da escola” e os “números do mundo real”, observando que na verdade os dois são a mesma coisa.
As crianças aprendem os números através do seu cotidiano, pois relacionam objetos com quantidade, primeiramente elas irão classificar os objetos, cores, pessoas para somente depois estabelecer uma relação de quantidade. E para que esta criança tenha uma noção de números é interessante que o professor trabalhe com coleções de tampas, sementes, figuras, objetos do dia-a-dia da criança e que lhes atraiam visualmente. O aluno deve ser capaz de reconhecer o numero em seus diferentes aspectos, conhecendo seu nome, algarismo, antecessor e sucessor, pois o numero não se trata de um objeto pré-existente, mais de algo a ser construído a ser trabalhado com o cotidiano da criança.
É a partir da interação com o meio que as crianças reconhecem os algarismos sabendo nomeá-los, e para que elas possam entender que a representação escrita representa uma quantidade o professor deve trabalhar com a concretização. Os professores devem trabalhar de uma forma que ajudem os alunos a interpretar e entender a relação de quantidade com representação escrita, pois o que acontece de fato é que muitas crianças decoram a sequência não entendendo o conceito.
Os números estão presentes em quase tudo do cotidiano da criança e o professor precisa utilizar destes para que seu trabalho surta resultados, pois os números deste cotidiano são utilizados limitadamente pelos professores apenas para contar e medir, sendo que poderiam ser usados em diversos momentos como o numero do ônibus, numero de uma placa, tamanho de roupa, validade de alimentos, códigos de barra, entre outros.
Conforme vimos o educador deve se aprofundar nos estudos da matemática, tendo uma melhor formação sobre o tema em questão, para que este possa trabalhar da melhor forma possível com seu educando, respeitando e aceitando o conhecimento adquirido através do meio social que este está inserido. O educador deve trabalhar o conceito de número como um todo, assim o aluno entenderá como este surgiu, realizando uma cadeia de construção, que se tornará algo com sentido, entendendo que um conceito dependendo do outro para se efetivar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário