Atividade 01:
Os alunos divididos em grupos deverão, cada um na sua
vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o
valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo
deverão ser colocadas argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino
da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos
terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua
vez.
Quando forem acumuladas 10 argolas
(pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e
trocá-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10
unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os
pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das
unidades), até que sejam acumuladas 10 argolas que devem ser trocadas por uma
argola que será colocada no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.
Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro
pino, que representa as centenas.
Com esta atividade inicial, é possível
chamar a atenção dos alunos para o fato do agrupamento dos valores, e que a
mesma peça tem valor diferente de acordo com o pino que estiver ocupando.
Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez. É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores, etc.
Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez. É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário